Engenharia Mecânica
- Carolina Ceregatto

- 4 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.
O QUE FAZ, PARA QUE SERVE, ONDE APLICAR A ENGENHARIA

A engenharia é a área de atuação com foco em oferecer soluções práticas para problemas concretos da sociedade, sejam problemas sociais, econômicos ou estruturais.
Dessa forma, o papel desempenhado pelo profissional formado em Engenharia é desenvolver soluções planejadas e economicamente e tecnicamente viáveis para o problema em questão, logo, é necessário que o profissional conheça a fundo o tema do problema a ser solucionado. Assim, além de criar a solução para o problema, o profissional formado em Engenharia deve coordenar o desenvolvimento do projeto, sendo necessário ter noção de administração para a gestão dos projetos.
Qual o salário de um Engenheiro?
No Brasil, o salário de um engenheiro pode variar dependendo o ramo profissional, mas, de acordo com a Lei 4.950-A, de 1966 os profissionais de Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Medicina Veterinária devem ganhar seus salários seguindo a seguinte tabela fixa: Jornada diária de 6 horas = 6 salários-mínimos Jornada diária de 7 horas = 7,25 salários-mínimos Jornada diária de 8 horas = 8,5 salários-mínimos
Caso queira saber mais sobre os salários dos engenheiros no Brasil, clique aqui!
Quais as obrigações de um Engenheiro?
Todo profissional da Engenharia ao tomar a decisão de exercer atividades técnicas formalmente como Engenheiro ou Engenheira deve assinar sua anuidade do CREA de seu respectivo estado e gerar sua ART e sua RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).
A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é uma a Anotação de Responsabilidade Técnica instituída pela Lei 6.496/77 que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestações de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea (nesse caso, abrangendo as Engenharias fiscalizadas pelo CREA de suas respectivas regiões do Brasil). Essa anotação legal, além de garantir que o responsável pelo projeto tenha os respectivos conhecimentos técnicos necessários para a execução do projeto, também comprova os direitos autorais ao profissional que executará o projeto, o direito a remuneração como comprovante da execução do serviço, comprova a existência de um contrato entre as partes e define os limites da responsabilidade técnica (civil e criminal) do engenheiro responsável pelo projeto.
A RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) é um documento presente em toda obra cujo comprova e certifica a regularidade do arquiteto responsável pelo projeto e a regularidade do próprio projeto. Diferentemente da ART a RRT é um documento gerado para cada obra afim de habilitar o arquiteto a começar as obras para, dessa forma, proteger o comprador e o responsável pela construção de irregularidades no projeto e em sua execução. Vale ressaltar que a RRT é necessária apenas projetos voltados a obras de Arquitetura e Engenharia Civil.
Portanto, eu e meus colegas do ramo da Engenharia Mecânica não precisamos gerar uma RRT para nossos projetos, nós precisamos gerar apenas a ART e garantir nossa anuidade do CREA para comprovar e habilitar nossos serviços de Engenharia como regulares em todos os efeitos legais.
Agradeço a atenção e até o próximo post!






Comentários